Quais são os passos principais para construir uma moradia em Portugal?
Vou construir uma moradia!!! ...e agora por onde começo?
Tomou a decisão de avançar com a construção de uma moradia e está “super” entusiasmado com a ideia. Só existe um pequeno problema, não sabe por onde começar?
Bem, vamos ajudá-lo neste problema!
Antes de começar, gostava de referir que para um arquitecto, fazer uma moradia privada é um dos projectos mais desafiantes, não pela dificuldade técnica, mas porque acarreta uma componente emocional muito grande para os clientes. Normalmente representa um sonho de uma vida e um investimento monetário pessoal significativo. Por estas razões, o projecto de uma moradia unifamiliar implica uma responsabilidade acrescida, pois tem de corresponder as ideias que foram idealizadas durante anos.
Fazer uma casa é parecido com ter um filho, a parte inicial é muito gira, com muitas ideias e com a alegria de estar a criar algo à nossa imagem. Depois vem a parte da espera, 9 meses diria eu, é precisamente o mesmo tempo de gestação de uma criança e de um licenciamento de um projecto na Câmara, isto é, se a Câmara for rápida! Se a Câmara não for muito expedita, talvez possa durar o mesmo tempo que a gestação de um elefante (para saber mais consultar artigo da National Geographic).
Tal como para ter um filho, para construir uma casa é necessário ter um parceiro. Neste caso o seu parceiro vai ser o arquitecto. O arquitecto(a) será uma peça fundamental para coordenar todo o processo desde o estudo prévio até à construção. Além disso ele(a) vai ajudá-lo a tomar decisões desde o 1º minuto. Construir uma casa é um processo demorado, por isso tenha atenção ao escolher um arquitecto, pois vão ter de conviver durante bastante tempo.
Como já referi, o processo de construção leva algum tempo, por isso, depois de ter escolhido um arquitecto para o ajudar, inscreva-se numas aulas de Yoga! Sim, calma, paciência, resiliência e resistência à frustração são qualidades que deverá aprender. Todos os processos têm contratempos e demoram sempre mais do que o previsto e o orçamento é sempre mais alto do que esperava e vai haver sempre alguma coisa que falha na construção. Deve estar consciente que desde o momento em que se toma a decisão de construir até habitar a casa, demora certamente 2 anos.
Existem 5 pontos que considero essenciais para compreender todo o processo de construção de uma casa:
2. Licenciamento
3. Fases de projecto e obra
4. Preço de construção
5. Custo de projecto